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CURSO ISO9001: 2015 ON LINE

 

Está disponível curso grátis online de Interpretação da norma ISO9001: 2015.

O treinamento se caracteriza pela inovação e flexibilidade, além da correção técnica. As vídeo aulas são apresentadas e forma racional, sem as abordagens burocráticas que caracterizam treinamentos normativos.

Além da norma, quando necessário são apresentados conceitos de gestão da qualidade de forma a embasar a explicação e o conteúdo explicado.

Você pode assistir ao treinamento na página (TV ISO) neste site; ou no Canal da Employment Consultoria no YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UCJ3PKlcqF4hbokgz12CaJ0Q

NOTÍCIAS RÁPIDAS:

 

1 - ​Conheça empresas que compraram serviços da Employment Consultoria no período de Janeiro a Setembro de 2018:

 

  • Martin Brower (Auditoria Interna de Responsabilidade Social).
  • Martin Brower (Auditoria Interna de Segurança no Trabalho).
  • Flowserve Selos Mecânicos (Auditoria Interna da Qualidade - ISO9001: 2015).
  • Vikstar Contact Center (Auditoria Interna da Qualidade - ISO9001: 2015).
  • Samsung em Parceria com BV (Projeto para Elaboração de Procedimentos Operacionais).
  • Terceirização de Serviços de Treinamento (BV).

 

Faça como estas empresas; seja nosso cliente você também!
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A Importância do Processo de Auditoria.


O processo de auditoria interna é uma das mais importantes ferramentas de medição, manutenção e melhoria dos sistemas de gestão da qualidade. Os requisitos definidos no item Auditoria Interna da norma ISO9001 têm o propósito de garantir que a organização faça uma avaliação cuidadosa do desempenho de seu sistema.

Um bom motivo para isto é que frente ao grande trabalho de implantação e manutenção de um SGQ; no mínimo deve-se esperar que o mesmo contribua de forma substancial para estabilidade dos processos, manutenção das rotinas e traga oportunidades críticas de desenvolvimento de melhorias continuas de prática e resultados. Afora os avanços na satisfação do cliente.

Afinal de contas, se não é para obter estes benefícios, porque implantar e manter um sistema de gestão da qualidade?

Infelizmente muitas empresas certificadas passam ao largo dos potenciais benefícios de uma gestão da qualidade. E geralmente tais empresas têm um processo de auditoria interna que não cumpre seus objetivos.

Mas quais são os objetivos de uma auditoria?

A auditoria é um processo, e como processo seu objetivo é a prestação de um serviço interno para a organização.

Este serviço que também é um produto intangível deve contribuir com o suprimento das seguintes necessidades:

Avaliar formalmente três aspectos de um sistema de gestão da qualidade:

  • Aderência à norma ISO9001;
  • Cumprimento / implantação dos procedimentos e rotinas operacionais dos processos;
  • Eficácia dos processos e, portanto, do sistema de gestão.

Quando a auditoria satisfaz estes objetivos ela fornece a direção da organização uma ferramenta valiosa e poderosa no auxílio à gestão empresarial.

Feita esta afirmação, cabe perguntar:

Se auditoria é tão importante e tem o potencial de trazer tantos benéficos, porque muitas organizações certificadas têm um processo de auditoria que não cumpre seus objetivos? Quais são as falhas de um processo de auditoria que levam a iniquidade de resultados?

Sem pretensões de esgotar todos os aspectos do tema; ou fazer uma análise muito demorada, a experiência de 20 anos de trabalho como consultor e auditor interno nos traz um conhecimento empírico que permite formar o seguinte painel:

Auditorias internas ineficientes e ineficazes são causadas por:

  • Falhas de Planejamento.
  • Falhas ou distorções na formação dos auditores internos.
  • Ausência de preparação adequada.
  • Falhas nos registros de auditoria (listas de verificação e relatórios).
  • Ausência de apoio da direção.

Estes cinco pontos formam um quadro negativo que pode minar a credibilidade da equipe de auditores e sedimentar uma errada visão de que auditoria é perda de tempo, pois o processo é burocrático e não agrega valor.

Quando a organização chega a esta visão (divulgada em conversas de corredores e no submundo da comunicação estilo “rádio pião”) é muito difícil reverter este quadro sem auxílio externo de especialistas.

Neste momento, o leitor deve estar se perguntando quais seriam as causas destes fenômenos negativos?

Novamente, não temos pretensão de esgotar o tema, mas podemos enumerar as principais razões das cinco doenças do processo de auditoria interna.

a) Falhas de Planejamento: o programa, cronograma e roteiro são feitos sem considerar adequadamente o tempo necessário à duração de cada auditoria, com uso de fluxo aleatório ou ausência total de sequência lógica entre os processos no plano de auditoria e por último desconsiderar a experiência e conhecimento dos auditores na alocação da equipe e distribuição dos processos entre os participantes.

Somasse a estes fatos o desconhecimento de técnicas de auditoria por parte do responsável pelo planejamento da mesma e o uso de auditoria como técnica de fiscalização (auditorias de surpresa).

b) Falhas ou distorções na formação dos auditores internos: pessoas que não passaram por um processo de treinamento teórico e prático em técnicas de auditorias, são alocadas para realizar auditorias internas. Ou ainda, pessoas com treinamento insuficiente; sem a educação escolar adequada são alçadas as funções de auditor.

Completa este quadro de desqualificação o desconhecimento da norma de base (ISO9001 ou ISOTS16949) e mesmo, o desconhecimento dos processos da organização onde o auditor trabalha.

c) Ausência de preparação adequada: auditores são notificados da auditoria sem tempo hábil para preparação; ou mesmo, não foram orientados a estudarem os processos, procedimentos e instruções de trabalho que irão auditar. Também não foram orientados à desenvolver / revisar listas de verificação focadas nos processos da organização.

d) Falhas nos registros de auditoria: as listas de verificação não são preenchidas durante a auditoria, e / ou não descrevem adequadamente a não conformidade (problema), suas evidências objetivas (o que dá rastreabilidade e comprova o fato), documentos de referência (procedimentos internos relacionados) e referência normativa (item / elemento normativo que não está sendo atendido).

Como decorrência dos erros cometidos na elaboração e preenchimento das listas de verificação, os relatórios repetem as mesmas falhas de registros destas referidas listas de verificação.

e) Ausência de apoio da direção: o principal cliente do produto da auditoria não utiliza o relatório de avaliação como ferramenta efetiva de auxilio no processo decisório e de gestão empresarial. E ainda não acredita no potencial informativo e analítico desta ferramenta.

Estas falhas no processo, quando não adequadamente tratadas, acabam por se tornar crônicas pela repetição consecutiva, o que acarreta outras falhas na auditoria e na capacidade do sistema de gestão da qualidade se manter operando adequadamente com resultados de eficiência e eficácia crescentes. Contribuindo fortemente para o descrédito na capacidade da auditoria e do SGQ gerar benefícios.

Caso você tenha ficado interessado no assunto e tenha vontade de saber mais e de melhorar o processo de auditoria interna da organização em que trabalha; por favor, entre em contato conosco:


Eduardo Viviani

Consultor